Qual a importância de diagnosticar transtornos de aprendizagem na infância e adolescência?
- rosecc
- 27 de jul. de 2021
- 1 min de leitura

Em minha trajetória como psicóloga, observei que muitos pacientes adultos carregavam sequelas ou resquícios de questões que deveriam ter sido diagnosticadas e tratadas na infância e adolescência. Essa foi uma das principais causas que me motivou a trabalhar com crianças e adolescentes em Neuropsicologia.
Assim eu percebi que poderia ajudar o máximo de crianças e adolescentes possível, para que não levassem essas dificuldades para a vida adulta.
Por que mencionei os transtornos de aprendizagem? Porque é exatamente na idade escolar que as crianças e adolescentes mostram muitos sinais de problemas, por meio das dificuldades que apresentam durante as atividades escolares.
Essas dificuldades podem ser um alerta para revelar algum transtorno que precisa de atenção e tratamento adequado, como por exemplo algum fator emocional que esteja interferindo em sua aprendizagem.
O que acontece se essas dificuldades forem ignoradas? Você consegue imaginar a vida de um adulto com Transtorno de Atenção não diagnosticado e não tratado? Pode ter certeza que ele enfrentará muitas dificuldades na vida pessoal e profissional.
Desta forma, é muito importante que nenhuma dificuldade da criança seja desconsiderada, desde uma dificuldade para pronunciar uma palavra, até de segurar o lápis, interagir com outras crianças, entre muitos outros sinais que eles demonstram o tempo todo.
Fiquem alertas papais e mamães! Aproveitem este momento em que estão tão próximos de seus filhos e observem como eles aprendem, como lidam com as frustrações, como brincam, como respondem aos estímulos do ambiente, etc. Em caso de dúvidas, não deixe de compartilhar com a escola e com profissionais que possam ajudar.





Comentários