O autoconhecimento é amigo do amor próprio
- rosecc
- 27 de jul. de 2021
- 2 min de leitura

O amor-próprio é um estado de apreço por si mesmo e surge no decorrer da vida por meio do amadurecimento e do autoconhecimento, que nos permitem identificar nossas forças e fraquezas, e aprender a lidar com elas.
Sendo assim, como posso me amar sem me conhecer, ou sem reconhecer minhas qualidades, minhas conquistas, minhas fraquezas, minhas superações, minhas preferências?
Que tal começar se perguntando: O que você gosta de fazer? O que te deixa feliz? O que você mais gosta em você? Quais foram suas conquistas e superações? Como você se posiciona na vida? Quais são seus valores? O que te deixa triste? O que te faz se sentir bem? Quais são seus objetivos?
Somos seres únicos, eu posso ter um momento de felicidade comendo pipoca na sala da minha casa, e está tudo certo. A sua referência deve ser você com você mesmo, ou seja, o que você pensa, sente, faz, quando está com você. Não procure saber quem você é olhando para os outros, mas sim se olhando no espelho, olhando bem dentro dos seus olhos, de preferência.
O amor-próprio te faz abrir mão daquilo que não lhe faz bem e que não te ajuda a crescer. O amor próprio cura a carência excessiva, pois ao se perceber suficiente, não precisa exigir do outro aquilo que só você pode fazer por si. Se você não se ama, acaba cobrando isso do outro, que precisa te amar pelos dois, isso pesa demais e acaba com qualquer relação.
Ah quantas coisas especiais e belas devem espelhar esses olhos que você não tem coragem de olhar. Amar implica em aceitar-se como é, com as qualidades e defeitos, com a história que carrega, com as conquistas e as cicatrizes, amar implica em olhar os tempos difíceis e aceitar que eles existiram, mas você superou tantos deles...que orgulho você deveria ter de você, que admiração por este ser que tem tantas coisas boas dentro de si, mas custa a acreditar por ter medo de olhar para si.
O meu trabalho, por exemplo, é resgatar seres incríveis, as vezes perdidos em meio a histórias, crenças, fantasias...e mostrar a eles que a escolha está em suas mãos, e que o medo faz parte da vida, mas ele não pode te impedir de reconhecer as coisas maravilhosas que podem lhe fazer ter amor próprio, e todos os recursos necessários para ser feliz, viver. E a cada vez que consigo fazer isso, me amo ainda mais. Percebe como o amor próprio pode vir também das coisas que amamos e nos orgulhamos de fazer?
Então comece seu dia pensando...que motivos você tem em seu dia para reconhecer seu amor próprio, mas não estava se dando conta disso? Um dia cheio de amor próprio para você!!





Comentários