Linguagem. Cada criança no seu tempo. Será?
- rosecc
- 27 de jul. de 2021
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Apesar das crianças apresentarem pequenas diferenças entre elas, espera-se que de maneira geral, elas sigam o curso típico de desenvolvimento que é esperado para cada idade. Aqui vamos entender um pouco sobre a capacidade de absorver e aprender a usar a linguagem nos primeiros anos de vida.
A partir de 6 meses a criança começa a emitir alguns sons de vogais e consoantes como mamá e papá. Com 9 meses já pode falar mamãe, papai e começa a interagir com as pessoas por meio de gestos, como dar tchau por exemplo. Com 18 meses, essa interação vai aumentando, fala “não” com a cabeça, aponta para mostrar as coisas que quer, fala algumas palavras. Aos 2 anos começa a formar frases e repete palavras, aponta coisas associando as palavras com os objetos. Com 3 anos pode falar seu nome, idade e responder a perguntas simples. Aos 4 anos seu repertório de palavras já aumentou, consegue falar frases e contar histórias. Com 5 anos já consegue falar seu endereço, usa sentenças maiores e começa a diferenciar os tempos verbais.
É muito importante que os pais fiquem atentos se o comportamento que a criança está apresentando se trata de um atraso no desenvolvimento. Cada criança tem seu tempo, desde que esse tempo não fuja muito ao que é esperado para a sua idade.
Os marcos de desenvolvimento infantil servem para orientar pais e cuidadores. Diante da percepção de atrasos nos primeiros anos de vida da criança, a recomendação é buscar ajuda profissional para avaliar, pois quanto mais cedo for diagnosticada a causa, melhores serão as intervenções.





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