Desenvolvimento Motor. Cada criança no seu tempo. Será?
- rosecc
- 27 de jul. de 2021
- 1 min de leitura

O desenvolvimento motor se refere a capacidade de aprender habilidades motoras grossas e finas, como sentar, engatinhar e andar.
Apesar das crianças apresentarem pequenas diferenças entre elas, espera-se que de maneira geral, elas sigam o curso típico de desenvolvimento que é esperado para cada idade. Por exemplo, até 12 meses espera-se que a criança consiga ficar em pé, caminhe segurando nas coisas e faça movimentos de pinça com as mãos. Com 18 meses ela já pode caminhar sem apoio, segurar e beber no copo, comer com a colher. Com 2 anos, ela começa a correr, fica na ponta dos pés e arremessa bolas. Com 3 anos a criança corre com facilidade, sobe e desce escadas. Com 4 anos consegue pular com um pé só, agarrar a bola, usar a tesoura, segurar lápis e caneta com firmeza, correr, caminhar, etc.
É muito importante que os pais fiquem atentos se o comportamento que a criança está apresentando se trata de um atraso no desenvolvimento. Cada criança tem seu tempo, desde que esse tempo não fuja muito ao que é esperado para a sua idade.
Os marcos de desenvolvimento infantil servem para orientar pais e cuidadores. Diante da percepção de atrasos nos primeiros anos de vida da criança, a recomendação é buscar ajuda profissional para avaliar, pois quanto mais cedo for diagnosticada a causa, melhores serão as intervenções.





Comentários